O Ecossistema Verão Verde terá sua gestão rodando em uma plataforma de APIs que estão a frente de dados provenientes da geração de energia distribuída, coleta de resíduos sólidos, compostagem de resíduos orgânicos, produção e distribuição de embalagens e canudos, coleta de bitucas, logística reversa, entre outros.

Uma das grandes revoluções que a internet causou foi facilitar a conexão entre coisas e pessoas. Você pode se conectar a milhares de amigos nas redes sociais, por exemplo. E, com o mesmo login, é capaz de compartilhar sua opinião em diversos sites sobre os mais variados assuntos ou utilizar diferentes aplicativos

Essa conexão entre sites e funções existe graças às APIs. A sigla é para Application Programming Interface, que, em bom português, pode ser traduzida como Interface de Programação de Aplicação.

O nome parece complicado à primeira vista, mas acredite as funcionalidades das APIs não são!

Elas são capazes de interligar diferentes sites, sistemas ou aplicativos e conseguem transmitir dados de um para o outro. Isso permite que processos que dependem de diferentes sistemas operem de maneira automatizada.

Para quem não é programador, pode ser que não perceba as APIs que agem sobre o seu cotidiano, mas elas, com certeza, estão lá!

Veja exemplo da gamificação, é uma tendência que tem se tornado cada vez mais popular em todo tipo de mercado. Estimular a acumulação de pontos ou recompensar por ações é uma estratégia que tem dado certo e pode ser adotada mais facilmente com APIs!

As APIs também podem ajudar na logística, pois operações como transporte e entrega de mercadorias (embalagens) tornam-se muito mais precisas com APIs. Elas podem automatizar o disparo de veículos ao estoque assim que uma uma reposição ou entrega de produto (embalagens) for fechada, por exemplo, é disponibilizado para o remetente quanto para o destinatário, uma ferramenta de rastreamento do produto (embalagens) até o endereço de destino.

A importância principal de uma plataforma de integração é da mesma ser uma ponte para aproximar diferentes processos e programas.

O Ecossistema Verão Verde é consciente da importância das APIs para integração de tecnologias e automatização de etapas da gestão, pois assim com a ajuda do Oráculo Verão Verde a Blockchain Verão Verde funcionará de modo mais assertivo e ágil.

Scroll Up