O que são e como funcionam os Oráculos de Blockchain.

Oráculo” soa a algo mitológico e, de certa forma, não é um pensamento errado. São diversos os mitos e tradições antigas que avançam que no passado as pessoas se voltavam para oráculos para informação “que fosse além da sua compreensão”, nomeadamente para a tomada de decisões. Tal como o experienciado antigamente, Blockchains como da Bitcoin e da Ethereum, não têm acesso direto a informação de fora da cadeia de blocos.

Um oráculo (Oráculo Verão Verde) funciona como tradutor da informação fornecida por uma plataforma externa (Ecossistema Verão Verde), como uma ponte entre o mundo real e Blockchain, fornecendo dados para contratos inteligentes.

Os oráculos surgem, assim, como uma forma de contratos inteligentes interagirem com dados de fora do ambiente Blockchain. Fornecem os dados necessários para que sejam executados contratos inteligentes quando os termos originais dos mesmos forem observados.

Os termos (condições) podem estar associados aos contratos inteligentes, como a conclusão de um pagamento, alteração de preço, a jornada de um resíduo, toda a cadeia de um alimento, geo marketing, logística reversa, entre outros.

Quão importantes são os oráculos?

Os oráculos são radicalmente importantes uma vez que os contratos inteligentes não podem funcionar sem fontes de dados. Sem acesso a fontes de informação os contratos inteligentes ficam resumidos a uma pequena fração do seu potencial.

No entanto, com estes sistemas os contratos inteligentes têm aplicação em praticamente todas as áreas do mundo real. Assim que os dados chegam em Blockchain, a informação pode ser usada para executar os contratos.

O desenvolvimento desta tecnologia poderá revolucionar os mais diversos setores. Porque não pode um aplicativo descentralizado (Dapp) comunicar-se com o mundo real sem oráculos.

Existe uma diferença fundamental de formatos. Blockchain é determinista, o que significa que é o reflexo de uma série específica de eventos que ocorrem uns após os outros em ordem sequencial ou séries de transações.

Aceder a informação fora da cadeia de blocos violaria a sequência. Este aspeto de Blockchain lhe concede imutabilidade mas reduz a sua flexibilidade. O mundo fora da cadeia de blocos não é determinista, o que significa que não existe registro dos eventos na sequência específica em que ocorreram, o que cria problemas de transparência.

Os dados podem ser gerados e usados em qualquer momento, fornecendo maior flexibilidade mas tornando difícil a comunicação com Blockchain. Esta distinção fundamental torna os dois mundos incompatíveis entre si por padrão e apenas a presença de um oráculo pode tornar a comunicação entre ambos, nos dois sentidos, possível.

Os desenvolvedores focados na tecnologia Blockchain têm realizado progressos constantes para melhor integrar Blockchain no mundo exterior. Uma vez que os oráculos são também contratos inteligentes (projetados para interagir com Blockchain fornecendo dados necessários) exigem desenvolvedores com conhecimentos além Blockchain.

A recente e profunda necessidade de dados externos à Blockchain deu origem a novos e interessantes desenvolvimentos no setor. Os oráculos permitem, por exemplo, a ligação de uma Blockchain a qualquer API existente ou outra Blockchain.

A procura por este modelo de plataforma altamente especializada está crescendo depressa.

O Oráculo Verão Verde aqui no Brasil observa e estuda como ferramentas de trabalho, iniciativas de empresas de grande escala como IBM, Microsoft e Oracle. Pois as mesmas estão acompanhando o potencial dos oráculos e desenvolvendo plataformas relacionadas.

À medida que o interesse pelo Ecossistema Verão Verde evoluir maior será a demanda dos contratos inteligentes. Aumenta também a necessidade de novas estruturas de oráculo e maior será o potencial do Token VRD (VRDcoin), pois inovações irão tornar a comunicação de Blockchain Verão Verde com o Ecossistema Verão Verde mais simples e ágil.

Scroll Up